Jogos,
brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão
presentes na humanidade desde o seu início. O
lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar
ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos
conteúdos a serem apresentados à criança, pois as atividades lúdicas são
indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio e para a apreensão dos
conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção,
da imaginação, da fantasia e dos sentimentos.
Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo. [...] (ALMEIDA, 1995, p.11).
Se
bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a
melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação crítica do
educando, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento
das pessoas na sociedade.
As atividades lúdicas estão gravemente ameaçadas em nossa sociedade pelos interesses e ideologias de classes dominantes.
Portanto,
cabe à escola e a nós, educadores, recuperarmos a ludicidade infantil
de nossos alunos, ajudando-os a encontrar um sentido para suas vidas. Ao
brincar, não se aprendem somente conteúdos escolares; aprende-se algo
sobre a vida e a constante peleja que nela travamos.
É
preciso que o professor assuma o papel de artífice de um currículo que
privilegie as condições facilitadoras de aprendizagens que a ludicidade
contém nos seus diversos domínios, afetivo, social, perceptivo-motor e
cognitivo, retirando-a da clandestinidade e da subversão, explicitando-a
corajosamente como meta da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário